Conheça 4 principais cuidados com a saúde bucal durante a melhor idade

Apesar de todo cuidado, existem problemas bucais que são bem comuns na melhor idade e que você precisa conhecê-los.

O tempo passa, mas o cuidado com a saúde bucal fica para toda vida.

Quando a pessoa aprende a identificar suas condições bucais, o seu comportamento é condicionado pela percepção e pela importância dada a ela.

• Gerar saliva pode salvar seu sorriso

Após os 40 anos, as pessoas se queixam de sentir a boca seca com frequência.

Este problema pode ser causado por medicamentos ou por distúrbios da saúde.

Beber muita água ou mascar chiclete pode ajudar a combater os sintomas, mas se não for tratado, o problema pode prejudicar seus dentes. Seu dentista é a melhor pessoa para recomendar o melhor tratamento.

• Cuide bem da sua gengiva

Infelizmente, a gengivite é um problema que afeta pessoas de todas as idades, mas para aquelas que já passaram de 40 anos ela pode se tornar agravante por conta de vários fatores como:

a má alimentação, higiene bucal inadequada, doenças sistêmicas, estresse, fumo e alguns medicamentos que podem influenciar estes problemas.

• A sensibilidade pode aumentar com a idade

Nessa fase é comum seus dentes ficarem mais sensíveis.

Com o passar do tempo a gengiva vai se deslocando para cima fazendo com que a raiz dos nossos dentes, que não possuem a proteção do esmalte, fiquem expostas.

Estas áreas podem ser particularmente doloridas quando atingidas por alimentos quentes, frios e doces. Se seus dentes estiverem muito sensíveis, experimente um creme dental apropriado.

Se o problema persistir, é melhor consultar o dentista, já que esta sensibilidade pode indicar a existência de cáries ou dente fraturado.

• Escovar, sempre!

Usando ou não a prótese dentária, é muito importante realizar uma boa escovação todos os dias após as refeições.

O uso de fio dental e enxaguante bucal vale para todo mundo, incluindo quem faz uso de um prótese removível.

O cuidado na saúde bucal da melhor idade demanda um cuidado diferente.

Porém, não se deve ter medo ou conviver com dificuldades na mastigação. A odontologia possibilita uma enorme quantidade, diferente de tratamentos que viabilizam o conforto e a qualidade de vida que você necessita.

Sua melhor solução para evitar esses problemas é manter consultas frequentes com profissionais especializados que buscam seu bem-estar e priorizam pelo melhor atendimento.

Entre em contato e agende sua consulta: (62)3224-3948